Resumo:
Com as constantes mudanças no cenário organizacional intensificadas pelo processo de globalização e as novas relações de trabalho, as empresas sentem a necessidade de ajustamento em seus processos para se tornarem competitivas no mercado. O setor público não fica fora disso, pois se observa investimentos na migração de um modelo burocrático para um modelo gerencial, com valores relacionados à produtividade, orientação ao serviço e descentralização. A implantação do modelo de Gestão por Competências nos últimos anos vem surgindo como aparato para a adequação do desenvolvimento empresarial e na capacitação do indivíduo para buscar a eficiência do desempenho de suas atribuições no trabalho e na eficácia da obtenção da qualidade na prestação de serviços no setor público. Para a aplicação deste método de gestão, torna-se necessário a mensuração e captação das competências constituídas na instituição, o desenvolvimento e avaliação do profissional e o plano de remuneração. A Gestão por Competências tem o objetivo de aumentar o desempenho organizacional, aprimorar o conhecimento das pessoas no ambiente de trabalho para gerar os resultados esperados para a instituição. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o modelo vigente de gestão na Secretaria de Estado da Receita da Paraíba. Como objetivos específicos, tem-se: identificar os principais entraves à implementação da Gestão por competências no setor público; conceituar gestão por competências; verificar a evolução da gestão por competências no âmbito organizacional; estudar a aplicabilidade da gestão por competências e apresentar as contribuições da gestão por competências para a SER. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental e de uma pesquisa aplicada ao caso da Gerência do Segundo Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba. A pesquisa tem cunho quantitativo e caráter descritivo. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários, que foram aplicados junto ao Gerente e Subgerente Regional do Segundo Núcleo, aos coletores das sete coletorias estaduais (Araruna, Areia, Belém, Cuité, Guarabira, Picuí e Solânea), bem como com todos os demais funcionários, inclusive os terceirizados. Conclui-se que a implementação de uma gestão por competência qualifica os profissionais para o desempenho das funções de trabalho, auxilia nas discrepâncias do processo produtivo e adequa o plano de cargos e salários aos interesses de todos envolvidos.
Descrição:
COURA, Rosa Maria do Nascimento. Gestão por competência na gerência do segundo núcleo regional da secretaria de estado da receita da Paraíba. 2015. 43f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.