Resumo:
O presente trabalho tem como discussão o processo evolutivo e as reformas da administração escolar acontecidas nos últimos anos, influenciada inicialmente pelas teorias da administração por um longo período. Porém, com as mudanças políticas, econômicas, tecnológicas, sociais e culturais surge uma nova visão em administrar as organizações, nomeada de gestão. No Brasil a gestão pública se consolida com a adoção do sistema de governo democrático a qual se buscou a participação da sociedade, descentralização de poder e transparências nos serviços prestados, materializando a gestão democrática e participativa que abrangeu a educação redimensionando a gestão escolar e do gestor escolar. Portanto o objetivo do trabalho é avaliar o impacto da nova gestão democrática na educação sob a ótica do gestor escolar. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória com abordagem qualitativa por meio de questionário. A partir da análise dos resultados pode-se constatar com a vivência dos gestores a efetividade da gestão democrática na escola, apesar de ainda existirem educadores e funcionários de resistirem os métodos de atuação do gestor escolar. Concluímos a relevância e as melhorias que a gestão democrática e participativa trouxe para a escola pública na autonomia pedagógica e administrativa como na qualidade da educação do ensino aprendizagem
Descrição:
ANDRADE, Joana Medeiros de. A gestão democrática e participativa sob a ótica do gestor escolar. 2015. 48f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.