dc.description.abstract |
O conceito de competências tem sido um dos mais utilizados e mais debatidos na
administração moderna, visto que ele admite análise em diversos níveis no contexto
organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). Pequenas empresas são mais
vulneráveis à demanda do mercado e dependentes de certos públicos, elas estão intensamente
ligadas à necessidade de desenvolver competências essenciais para a formação de estratégias
que agreguem valor percebido aos clientes, desta forma, torna-se necessário à organização
destacar as competências dos indivíduos atuantes na mesma, potencializando-as e
transformando-as em competências essenciais à empresa. Neste sentido, o presente artigo é
um estudo de caso acerca da aplicação da abordagem de competências, aplicando uma
metodologia para demonstrar como este conceito ocorre na empresa. O estudo consiste em
uma pesquisa qualitativa que visa a identificação das competências relevantes aos
funcionários da empresa Paulo Vidros. Dentre os resultados encontrados, destacam-se
principalmente as habilidades e atitudes que se destacaram como sendo de maior relevância
para os funcionários da empresa, foram a organização, avaliada como a habilidade de maior
valor, e a ética profissional, sendo a atitude analisada como de maior importância. No caso da
empresa estudada, em se tratando de uma empresa com estrutura pequena, mas que atende muitos
clientes, sugere-se a aplicação da gestão por competências como uma alternativa de administração
mais ágil e eficaz dos funcionários e de resposta aos seus clientes e mercados. |
pt_BR |