Resumo:
Na primeira metade do século XX, no Brasil houve razoáveis investimentos na Educação Integral, tanto na perspectiva intelectual quanto nas ações educativas de católicos, de anarquistas, de integralistas e de educadores como Anísio Teixeira, que acreditava e procurava implementar esta concepção nas instituições para que fossem vivenciadas. O Programa Mais Educação surge como uma forma de garantir mais tempo de crianças e adolescente na escola, lugar este visto como um dos formadores de formação cidadã, como ação inserida no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), faz parte de uma política de governo que assume objetivos amplos, procurando atender os públicos mais discriminados, trazendo-os para escola como forma de lhes oferecer atividades integradas envolvendo o currículo de forma multidisciplinar, possibilitando uma educação que valoriza a cidadania e da situação de vulnerabilidade, nesta perspectiva este trabalho procura identificar o processo da Educação Integral na perspectiva do Programa Mais Educação, assim como o processo de desenvolvendo dentro da perspectiva da Educação Integral, nos termos estruturais, pedagógico e gestacional, através de uma pesquisa realizada através de questionários apontando para a qualitativa. Diante da pesquisa desenvolvida é possível dizer que a Educação Integral e o Programa Mais Educação necessitam de muitas discussões para uma elaboração de ações efetivas e assim (re) criar estratégias para uma educação de qualidade
Descrição:
LEAL, Maria Helena dos Santos Gomes. Políticas públicas na perspectiva da educação integral: programa mais educação. 2017. 43f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.