Resumo:
Introdução: A Tecnologia da Informação (TI) tem se tornado parte da vida diária das pessoas em todo o mundo. A aplicação e o uso de produtos tecnológicos e das tecnologias baseadas no computador para o cuidado em saúde apresentam-se como um processo em permanente evolução. Objetivos: Identificar a percepção dos enfermeiros sobre a utilização de um sistema de informação para o gerenciamento da assistência de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo de natureza descritiva e exploratória realizado em um hospital universitário localizado no município de João Pessoa-PB. Participaram do estudo cinco enfermeiras que desenvolvem suas atividades na UTI Neonatal da referida instituição. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, e os resultados, analisados através do método de análise temática de conteúdo de Bardin. A pesquisa obedeceu às orientações inerentes ao protocolo de pesquisa contido na Resolução nº 466/12 CNS. O projeto foi aprovado e registrado no Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos com CAAE-25890914.5.0000.5183. Resultados: No que se refere à utilização do sistema de informação, as dificuldades relacionaram-se principalmente a falta de familiaridade com a informática. Quanto as principais contribuições do software foram destacadas: agilidade em desenvolver e documentar os dados da assistência de enfermagem, padronização da avaliação do recém-nascido, otimização de tempo na realização de atividades burocráticas e redução do espaço físico ocupado. Conclusão: As tecnologias da informação contribuem sobremaneira com o processo de trabalho dos enfermeiros, razão por que é necessário investir mais em estudos que visem informatizar as documentações de enfermagem e inserir novas tecnologias no cotidiano de trabalho desses profissionais.
Descrição:
REZENDE, Laura Cristhiane Mendonça. Sistemas de informação para o gerenciamento da assistência de enfermagem: percepção dos enfermeiros. 2015. 32f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.