Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13102
Título: Sistemas de informação para o gerenciamento da assistência de enfermagem: percepção dos enfermeiros
Autor(es): Rezende, Laura Cristhiane Mendonça
Palavras-chave: Informática em enfermagem
Sistemas de informação
Registros eletrônicos de saúde
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: Introdução: A Tecnologia da Informação (TI) tem se tornado parte da vida diária das pessoas em todo o mundo. A aplicação e o uso de produtos tecnológicos e das tecnologias baseadas no computador para o cuidado em saúde apresentam-se como um processo em permanente evolução. Objetivos: Identificar a percepção dos enfermeiros sobre a utilização de um sistema de informação para o gerenciamento da assistência de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo de natureza descritiva e exploratória realizado em um hospital universitário localizado no município de João Pessoa-PB. Participaram do estudo cinco enfermeiras que desenvolvem suas atividades na UTI Neonatal da referida instituição. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, e os resultados, analisados através do método de análise temática de conteúdo de Bardin. A pesquisa obedeceu às orientações inerentes ao protocolo de pesquisa contido na Resolução nº 466/12 CNS. O projeto foi aprovado e registrado no Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos com CAAE-25890914.5.0000.5183. Resultados: No que se refere à utilização do sistema de informação, as dificuldades relacionaram-se principalmente a falta de familiaridade com a informática. Quanto as principais contribuições do software foram destacadas: agilidade em desenvolver e documentar os dados da assistência de enfermagem, padronização da avaliação do recém-nascido, otimização de tempo na realização de atividades burocráticas e redução do espaço físico ocupado. Conclusão: As tecnologias da informação contribuem sobremaneira com o processo de trabalho dos enfermeiros, razão por que é necessário investir mais em estudos que visem informatizar as documentações de enfermagem e inserir novas tecnologias no cotidiano de trabalho desses profissionais.
Descrição: REZENDE, Laura Cristhiane Mendonça. Sistemas de informação para o gerenciamento da assistência de enfermagem: percepção dos enfermeiros. 2015. 32f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8475
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13102
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura Cristhiane Mendonça Rezende.pdf8.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.