Resumo:
A presente pesquisa de campo realizada com procedimentos metodológicos
qualitativos e quantitativos, análise bibliográfica, como levantamento de dados optou-se por
um questionário, o qual permite atingir seis (06) Escolas de Ensino Médio, dispersas
geograficamente no município de Patos, o questionário foi cuidadosamente elaborado e
aplicado aos Diretores, professores e alunos das seguintes Escolas: Escola Estadual de Ensino
fundamental e médio Lúcia Wanderley de Freitas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Monsenhor Manuel Vieira (CEPA), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Doutor Dionísio da Costa (PREMEM), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Auzenir Lacerda, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves e
Colégio GEO Patos. Tendo por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades
práticas em Química, na sala de aula, perpassando algumas concepções que os professores
possuem a respeito do tema sendo a realidade das escolas parte deste estudo. A partir dos
estudos analisados ficou claro que dificuldades existem sim, no ensino de química, mas que
pode ser superada. Para isso devem-se usar meios e métodos que conquiste o interesse do
aluno. O professor deve utilizar diversas atividades como: jogos, pesquisa de campo,
bibliográfica, atividades em grupo, feiras de ciências utilizando materiais caseiros e de baixo
custo, ou seja, o professor deve dinamizar a aula de todas as formas possíveis para chamar a
atenção e o interesse do aluno.
Descrição:
LIRA, D. G. de. Avaliação do ensino-aprendizagem de química nas escolas de Patos - PB. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.