dc.contributor.author |
Almeida, Rodrigo Roberto de |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-24T20:36:06Z |
|
dc.date.available |
2017-03-24T20:36:06Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 351 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3457 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13169 |
|
dc.description |
ALMEIDA, Rodrigo Roberto de. Publicidade e redes sociais na administração pública:
impactos sobre a transparência em municípios da Paraíba. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tal trabalho se dispõe a pesquisar sobre a utilização de meios eletrônicos como
elementos de transparência e publicidade administrativa em municípios paraibanos,
especialmente com a adoção de estratégias de integração do ente público em redes
sociais on line. Para isso focam-se em dois aspectos primordiais: a plenitude do
acesso a informação pública e a disponibilidade das administrações em manter
proximidade com a população governada. Busca-se assim fornecer uma
contribuição a um tema pouco pesquisado, mas de extrema relevância na questão
da legitimidade dos governos e em seu relacionamento com a sociedade. A presente
pesquisa terá por objetivo analisar o uso de redes sociais como instrumento da
publicidade e transparência pública em municípios paraibanos. Como objetivos
específicos buscam-se (1) Examinar a importância e alcance do principio da
publicidade na administração pública brasileira; (2) Analisar o uso de elementos de
governo eletrônico em municípios paraibanos especialmente a publicidade em
mídias sociais; (3) analisar o impacto do uso de redes sociais sobre a publicidade e
transparência pública; Neste sentido, para embasar a pesquisa fez-se uso de um
estudo bibliográfico e documental exploratório e qualitativo, mediante a consulta de
referências bibliográficas e especialmente eletrônicas. Também foi feito estudo de
caso, baseado em observação da presença eletrônica dos municípios focados e
analise do conteúdo disponibilizado. Do que foi estudado e analisado se pode
concluir que a presença de redes sociais se resume aos municípios de maior porte,
sendo seu uso limitado para a reprodução das noticias dos sites principais e para a
propaganda governamental, sendo diminuída a interação e a preocupação dos
gestores com estas. Concluiu-se então que as redes sociais e outros usos de
governo eletrônico podem ser uteis no sentido de ampliar as possibilidades de
acesso cidadão e por consequência maior transparência e accountabilty
governamental, mas não são em si decisivas para permitir essa viabilidade, sendo
apenas ferramentas disponíveis que dependem da forma de uso por parte dos
gestores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador:Ayalla Candido Freire |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Administração pública |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais online |
pt_BR |
dc.subject |
Transparência na Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Publicidade e redes sociais na administração pública: impactos sobre a transparência em municípios da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |