dc.contributor.author |
Farias, Maria do Socorro Sabino |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-24T20:37:01Z |
|
dc.date.available |
2017-03-24T20:37:01Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12050 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13208 |
|
dc.description |
FARIAS, Maria do Socorro Sabino. A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No presente estudo, fazemos uma reflexão teórica a respeito da indisciplina dos alunos na escola. Delimitamos a problemática para a educação nos anos iniciais. O Foco central é mostrar como os professores lidam com a indisciplina em sala de aula. A luz do referencial teórico apresenta que a indisciplina é vista como uma atitude de desrespeito, de intolerância e do não cumprimento de regras capazes de orientar a convivência de um grupo. Por exercer, entre outras, a função de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico o gestor encontra-se muitas vezes sem respostas a tais queixas e questionamentos frente às expressões de indisciplina dos alunos relatadas por professores. Propomos uma reflexão sobre o trabalho da gestão escolar frente às questões de indisciplina na escola. No decorrer do processo investigativo foi possível observar as situações que mais favorecem o problema da indisciplina em sala de aula, bem como a importância da postura que o professor irá tomar diante deste fenômeno que faz parte a sua realidade. Conclui-se que a prática docente deve estar voltada para a interação com os alunos, procurando minimizar os problemas decorrentes da indisciplina no processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosângela Paulino da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplinar escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestor escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Interação |
pt_BR |
dc.title |
A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |