UEPB - Repositório Digital

A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Maria do Socorro Sabino
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:37:01Z
dc.date.available 2017-03-24T20:37:01Z
dc.date.issued 2014-12-08
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12050
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13208
dc.description FARIAS, Maria do Socorro Sabino. A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract No presente estudo, fazemos uma reflexão teórica a respeito da indisciplina dos alunos na escola. Delimitamos a problemática para a educação nos anos iniciais. O Foco central é mostrar como os professores lidam com a indisciplina em sala de aula. A luz do referencial teórico apresenta que a indisciplina é vista como uma atitude de desrespeito, de intolerância e do não cumprimento de regras capazes de orientar a convivência de um grupo. Por exercer, entre outras, a função de subsidiar os professores no seu fazer pedagógico o gestor encontra-se muitas vezes sem respostas a tais queixas e questionamentos frente às expressões de indisciplina dos alunos relatadas por professores. Propomos uma reflexão sobre o trabalho da gestão escolar frente às questões de indisciplina na escola. No decorrer do processo investigativo foi possível observar as situações que mais favorecem o problema da indisciplina em sala de aula, bem como a importância da postura que o professor irá tomar diante deste fenômeno que faz parte a sua realidade. Conclui-se que a prática docente deve estar voltada para a interação com os alunos, procurando minimizar os problemas decorrentes da indisciplina no processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Paulino da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplinar escolar pt_BR
dc.subject Gestor escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.title A indisciplina: uma questão a ser repensada a partir dos parâmetos da gestão escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta