Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar concepções, práticas e possibilidades do planejamento na
Educação Infantil. A fim de melhor entender a temática em estudo, utilizamo-nos de alguns
autores que nos deram suporte teórico: Menegolla e Sant’ Anna (2010), Vasconcellos (2010),
Ostetto (online), Barbosa e Horn (2008), dentre outros. Para isso, realizamos uma pesquisa de
campo configurando-se em um estudo de caso, com aplicação de questionário e observações
envolvendo um grupo de professoras de Educação Infantil de uma escola particular da cidade
de Guarabira/PB. As observações indicaram que o planejamento é encarado como uma
obrigação monótona e, quanto a isso, buscamos pensar o planejamento por meio de projetos
pedagógicos como forma de torná-lo mais vivo e dinâmico. A análise do questionário revelou
que o grupo reconhece o planejamento como um instrumento orientador do trabalho docente,
porque estrutura e organiza a rotina escolar, porém um dos problemas que impede de ser um
momento produtivo é o tempo insuficiente destinado para planejar, por isso, o grupo sugere
que o momento coletivo do planejamento seja feito em um horário mais apropriado, para
realizar a elaboração do plano e também partilhar ideias e experiências.
Descrição:
SANTOS, E. C. dos. Refletindo sobre o planejamento na educação infantil
a partir de projetos pedagógicos. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.