Resumo:
É inegável a presença marcante das novas tecnologias da informação e comunicação no âmbito educacional. Elas resultam do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que, por sua vez, são criações humanas. A instituição escolar é a mais afetada, pois, novos tempos desencadeiam habilidades e competências inovadoras na relação ensino e aprendizagem uso das tecnologias em sala de aula favorece o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo, tanto para o professor que deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos, quanto para os alunos que passam a atuar como sujeitos do conhecimento. Por se apresentar como uma metodologia voltada para redimensionar o uso dos recursos da Internet no ambiente educacional, A pesquisa busca discutir a importância do uso da Internet como recurso pedagógico apoiado nos estudos dos autores Armando Valente ( 1993), José Moran (1995) e Pierre Lévy (1993) e Dodge (1995).Por fim, buscou-se demonstrar um relato de experiência demonstrando resultados com a confecção de uma WebQuest em uma escola particular da cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, pretende-se estudar como tal prática pode contribuir para inovar o ensino-aprendizagem a partir das tecnologias digitais.
Descrição:
SILVA, Elayne Chistian da. Caminhos de pesquisa com a webquest: outras práticas docentes e novas formas de ensino e aprendizagem. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.