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Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais tecnológica. No meio educacional, seja publico ou privado, o uso das tecnologias é uma realidade irreversível. Em todos os níveis da educação surgem novos paradigmas, novas formas de ensinar e aprender e, a escola, como espaço difusor do saber, necessita promover práticas educativas com múltiplos caminhos contextualizados e significativos para o aluno. Nessa perspectiva buscamos conhecer e discutir a prática pedagógica do professor com a utilização da Informática Educacional de uma escola da rede privada do agreste paraibano, que introduziu a informática ao seu contexto há quase vinte anos. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-estruturada com quatro (04) professores da Educação Infantil, cinco (05) professores do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, nove (09) professores do Ensino Fundamental – Séries Finais e oito(08) professores do Ensino Médio, totalizando vinte e seis professores(26) professores; Coleta documental e Observação in loco. Pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho descritivo interpretativo. A fundamentação teórica desse estudo alicerçou-se na contribuição dos autores: Levy(1998), Portal(2004), Moran (2000), Coscarelli(2006), Tardja(2005) e Valente(1998) que tratam e consideram as tecnologias na educação como grande aliado no desenvolvimento cognitivo, na prática inovadora do ensino e como recursos potencializadores de novos saberes. A pesquisa apontou que, apesar do tempo de implantação da informática na escola, a maioria, dos professores, ainda, não utiliza continuamente, a informática em seu fazer pedagógico, assim como não fazem uso potencial dos recursos disponíveis na escola. Foi possível verificar o uso da informática na prática pedagógica sob dois enfoques: A informática através da interação com o conhecimento de uma área específica (uso de software, atividades educativas e aula expositiva) e com a construção, produção e divulgação de conhecimentos mediados por projeto, este último enfoque deveria ser a prática mais adequada da Informática Educacional (recurso de apoio ao processo de ensino aprendizagem), no entanto ainda é a mais rara na escola pesquisa. Nesse sentido apontamos a necessidade da implantação de um projeto de formação permanente para os professores, com foco em projetos inovadores com o uso da Informática Educacional na prática pedagógica, o que agregaria melhores condições teórico/prática dos docentes para o uso das tecnologias em seu fazer pedagógico. |
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