Resumo:
O presente estudo monográfico objetivou primordialmente apontar estratégias para maximizar o sucesso dos alunos da turma CG07 do curso de Administração Pública da UEPB do polo de Campina Grande na modalidade de ensino a distância, através da análise do perfil dos discentes que compõem esse curso, bem como das práticas didáticas exploradas na realidade da plataforma do ambiente virtual de aprendizagem do mesmo, baseando-se no argumento científico das novas tecnologias isoladas não serem suficientes para solucionar problemas inerentes à realidade de cursos na modalidade a distância, tão pouco modificar o processo de aprendizagem tradicional dos discentes. É relevante para o ensino a distância uma conduta específica no que se refere ao planejamento pedagógico e didático aliados as novas tecnologias e personagens preparados para lidar com essas novas ferramentas. A escolha do tema se justifica pela relevância social no que tange atender a necessidade de recursos humanos especializados para atuarem na iniciativa pública, além de impulsionar a qualidade dos cursos a distância, especificamente o de Administração Pública e agregar valor a formação de especialistas em novas tecnologias em educação voltados ao setor público. Utilizou-se como metodologia para a realização desta pesquisa o estudo de caso, aliada à pesquisa descritiva e qualitativa, a qual ocorreu no período de 2012-2013. Alunos ativos e professores do curso participaram da pesquisa como informantes. Através da análise realizada a partir do levantamento de informações sobre o contexto do curso, algumas estratégias puderam ser apontadas para maximizar o desempenho dos alunos.
Descrição:
MELO, Izabele Soares de. Curso de administração pública EAD da Universidade Estadual da Paraíba: influências da abordagem didática em EAD na construção e sucesso na aprendizagem. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.