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A formação dos professores do ensino fundamental no município de Guarabira e aplicação da lei 10.639/03

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dc.contributor.author Souza, Jackeline Santos Oliveira
dc.date.accessioned 2013-07-26T18:31:35Z
dc.date.available 2013-07-26T18:31:35Z
dc.date.issued 2013-07-26
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1322
dc.description SOUZA, J. S. O. A formação dos professores do ensino fundamental no município de Guarabira e aplicação da lei 10.639/03. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente no Brasilnos deparamos com situações inaceitáveis de desigualdade racial, a qual é geradora de fortes críticas, porém essa realidade não é um tema apenas do presente, mas, provém de anos anteriores. A educação nesse contexto passa a ser um dos âmbitos onde o preconceito é mascarado; para alguns é usado como forma de alienação, para outros é condutor de fortes criticas, esta por sua vez vem acarretar mobilizações para modificar essa realidade que se faz tão presente em nossas escolas e no nosso meio. Diante disso, fez-se necessário a promoção de ações afirmativas.Neste artigo enfatizamos a lei 10.639/03 que dispõesobre a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, através do qual se busca o reconhecimento e valorização dos povos africanos e seus descendentes. Discutir sobre a educação dos afrodescendentes, sobretudo, como a escola trata esta questão é o nosso principal objetivo. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, na qual utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados aplicada a quatro professores de uma escola pública do município de Guarabira, e bibliográfica, baseadas em autores comoFlorestan Fernandes (1978), Nina Rodrigues (1977), Libâneo (1994), Silva (2010), entre outros. Até pouco tempo, esse não era um tema em discussão nas escolas e muitos professores dizem não estarem aptos para abordá-lo nas salas de aula. Como consequência, persistem o preconceito, discriminação e exclusão social na educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldeci Ferreira Chagas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Afrodescendente pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.title A formação dos professores do ensino fundamental no município de Guarabira e aplicação da lei 10.639/03 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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