Resumo:
O uso das novas tecnologias aplicadas ao ensino já é uma realidade, os avanços neste setor permite novas perspectivas na área educacional. O ensino de Geografia vê-se apoiado por diversos recursos que permeiam sua aplicabilidade, onde não podemos ficar alheio à necessidade de conexão das ferramentas tradicionais com as ferramentas interativas, o globo, mapas, bússola, livros impressos, correlacionados ao uso do computador conectado a internet, onde teremos uma rica fonte de pesquisa para o ensino desta ciência. O objetivo da pesquisa estruturou-se em torno da investigação para mostrar a importância da internet como ferramenta de mediação integrada a prática pedagógica de ensino da Geografia, buscando incentivar a motivação e a aprendizagem dos alunos, junto a professores das escolas públicas no município de Taperoá-PB. Realizou-se uma apresentação de alguns sites da internet que disponibilizam ferramentas como jogos, simuladores, vídeos, webquests, softwares que aplicados nas aulas de geografia podem colaborar para o maior interesse e consequentemente a aprendizagem dos conteúdos curriculares. A metodologia aplicada foi de cunho analítico e exploratório, utilizando dados quanti-qualitativo, aliada a coleta de dados quantitativos, com a aplicação de um questionário com 10 professores de Geografia da rede pública de ensino, realizada durante o período de setembro de 2012 a janeiro de 2013. No decorrer da pesquisa ficou evidente que os docentes submetidos a responder as perguntas do questionário já utilizam a internet no desenvolvimento de suas aulas, porém necessitam de melhor direcionamento por meio de formação, aplicabilidade de projetos que envolvam essa área, incentivos para que estes utilizem essa ferramenta com sabedoria, transformando os conteúdos de seu componente curricular prazerosos de serem analisados, compreendidos, para que haja a construção do conhecimento. Pois a presença da tecnologia sem aplicabilidade em seu cotidiano no ambiente escolar por si só não trás mudanças. A escola é o ambiente propício para a construção do saber e a formação de cidadãos mais participativos, críticos e ativos, não se pode negar que vivemos a era informacional, as transformações acontecem de forma rápida, cabe à escola acompanhá-las e permitir a inserção dos seus integrantes de forma ágil contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
GOUVEIA, Alexandra Ferreira. O Ensino de geografia e a Internet. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.