UEPB - Repositório Digital

Web currículo nova cultura de aprender

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Aldeci Luiz de
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:15Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:15Z
dc.date.issued 2014-03-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3167
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13232
dc.description OLIVEIRA, Aldeci Luiz de. Web currículo nova cultura de aprender. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância da tecnologia como ferramenta didática na construção do conhecimento e aos possíveis usos dos laboratórios de informática, computadores, tablets e todos os aparatos tecnológicos utilizados nas escolas públicas. Como problema de investigação tiveram as questões curriculares no processo de organização do conhecimento escolar. Definimos como objetivo de estudo, analisar como a escola tem utilizado a tecnologia na construção do conhecimento; refletir sobre aspectos do currículo num mundo 2.0 e 3.0 e apontar mecanismos alternativos como forma de repensar a organização curricular. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa exploratória, de cunho analítico documental e bibliográfico, e foi realizada no período de 2011 a 2012. Para aprofundamento da pesquisa recorremos aos autores pré-computacionais como Wallon (1989) e Vygotsky (1994), bem como, de autores contemporâneos do campo do currículo, tais como, Moreira, Silva, Lopes e das TICs como Moran, Valente, entre outros. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em olhar para a situação informacional da rede pública de ensino de Campina Grande, numa compreensão de que Webcurrículo é um caminho que está a favor do projeto pedagógico, de uma forma integrada nas relações que se estabelecem na prática educativa. Precisamos ultrapassar o convencional e repensar a Web integrada ao currículo, propiciar novas metodologias de ensinar e aprender, utilizando-se de recursos de interatividade e de colaboração das novas mídias interativas visando a melhoria da qualidade do ensino, como forma de construir conhecimento e desenvolver currículos em redes de aprendizagem, proporcionando inovação à prática educativa. pt_BR
dc.description.sponsorship ORIENTADOR:Edson Holanda Cavalcante Jr pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia na Educação pt_BR
dc.subject Webcurrículo pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.title Web currículo nova cultura de aprender pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta