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O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância da tecnologia como ferramenta didática na construção do conhecimento e aos possíveis usos dos laboratórios de informática, computadores, tablets e todos os aparatos tecnológicos utilizados nas escolas públicas. Como problema de investigação tiveram as questões curriculares no processo de organização do conhecimento escolar. Definimos como objetivo de estudo, analisar como a escola tem utilizado a tecnologia na construção do conhecimento; refletir sobre aspectos do currículo num mundo 2.0 e 3.0 e apontar mecanismos alternativos como forma de repensar a organização curricular. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa exploratória, de cunho analítico documental e bibliográfico, e foi realizada no período de 2011 a 2012. Para aprofundamento da pesquisa recorremos aos autores pré-computacionais como Wallon (1989) e Vygotsky (1994), bem como, de autores contemporâneos do campo do currículo, tais como, Moreira, Silva, Lopes e das TICs como Moran, Valente, entre outros. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em olhar para a situação informacional da rede pública de ensino de Campina Grande, numa compreensão de que Webcurrículo é um caminho que está a favor do projeto pedagógico, de uma forma integrada nas relações que se estabelecem na prática educativa. Precisamos ultrapassar o convencional e repensar a Web integrada ao currículo, propiciar novas metodologias de ensinar e aprender, utilizando-se de recursos de interatividade e de colaboração das novas mídias interativas visando a melhoria da qualidade do ensino, como forma de construir conhecimento e desenvolver currículos em redes de aprendizagem, proporcionando inovação à prática educativa. |
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