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Ensinar as habilidades acadêmicas para pessoas com autismo é algo ainda pouco difundido e estudado no meio acadêmico, talvez porque a prioridade ainda seja para os comprometimentos mais visíveis, como a interação social, a comunicação e os comportamentos. No entanto, as habilidades acadêmicas precisam atingir esse público que, com o advento da inclusão escolar, passou a frequentar a escola regular e, cada vez mais, é exposto a conteúdos acadêmicos. Para tanto, é necessário estratégias de ensino adequadas às suas necessidades, visando à entrada desses sujeitos na escola, a permanência nela e seu progresso. O desenvolvimento de tecnologias para o ensino de habilidades acadêmicas vem auxiliando não só a crianças neurotípicas como também àquelas que apresentam alguma dificuldade educacional especial. Assim, este trabalho tenta colocar, através do software “A Fazenda” e de atividades escritas, o aluno autista frente a situações-problemas que estimulem a utilização e compreensão da ordenação e da inclusão de classes e relacionar conjunto e correspondência biunívoca, ou seja, entender que, para contar corretamente os objetos de alguma coleção, ela deve computar apenas uma vez cada objeto e verificar em quais momentos ele responde melhor, com o material impresso ou com a ajuda do software. Esses estudos foram realizados no decorrer de sete dias, com duas sessões diárias. Os resultados demonstraram que a aprendizagem das habilidades ensinadas foi acontecendo gradativamente, à medida que a intervenção ocorria, e que o software foi o responsável pelo bom desempenho nas atividades e por mais concentração do aluno. |
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