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“A fazenda” e a lógica matemática a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas

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dc.contributor.author Candido, Vilma Mussilene de Araújo
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:16Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:16Z
dc.date.issued 2014-03-21
dc.identifier.other CDD 371.916
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3188
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13233
dc.description CANDIDO, Vilma Mussilene de Araújo.“A fazenda” e a lógica matemática a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Ensinar as habilidades acadêmicas para pessoas com autismo é algo ainda pouco difundido e estudado no meio acadêmico, talvez porque a prioridade ainda seja para os comprometimentos mais visíveis, como a interação social, a comunicação e os comportamentos. No entanto, as habilidades acadêmicas precisam atingir esse público que, com o advento da inclusão escolar, passou a frequentar a escola regular e, cada vez mais, é exposto a conteúdos acadêmicos. Para tanto, é necessário estratégias de ensino adequadas às suas necessidades, visando à entrada desses sujeitos na escola, a permanência nela e seu progresso. O desenvolvimento de tecnologias para o ensino de habilidades acadêmicas vem auxiliando não só a crianças neurotípicas como também àquelas que apresentam alguma dificuldade educacional especial. Assim, este trabalho tenta colocar, através do software “A Fazenda” e de atividades escritas, o aluno autista frente a situações-problemas que estimulem a utilização e compreensão da ordenação e da inclusão de classes e relacionar conjunto e correspondência biunívoca, ou seja, entender que, para contar corretamente os objetos de alguma coleção, ela deve computar apenas uma vez cada objeto e verificar em quais momentos ele responde melhor, com o material impresso ou com a ajuda do software. Esses estudos foram realizados no decorrer de sete dias, com duas sessões diárias. Os resultados demonstraram que a aprendizagem das habilidades ensinadas foi acontecendo gradativamente, à medida que a intervenção ocorria, e que o software foi o responsável pelo bom desempenho nas atividades e por mais concentração do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship ORIENTADOR:Filomena Mª G. S. C. Moita pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial - Autista pt_BR
dc.subject Educação Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title “A fazenda” e a lógica matemática a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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