UEPB - Repositório Digital

O uso da tabela periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo de aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Antonio Jefferson dos Passos
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:17Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:17Z
dc.date.issued 2014-06-02
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3894
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13235
dc.description LIMA, Antonio Jefferson dos Passos. O uso da tabela periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo de aprendizagem. 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tenologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investiga o uso da Tabela Periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo ensino aprendizagem de 71 alunos das duas turmas de 1ª série do ensino médio da escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Compositor Luís Ramalho, localizada na Av. Alfredo Ferreira da Rocha, s/n, no bairro de Mangabeira em João Pessoa. Para tanto, foi realizado em sala de aula nos meses de outubro e novembro de 2011 uma análise qualitativa exploratória sobre o desempenho dos alunos pelo uso da Tabela Periódica eletrônica. É uma pesquisa colaborativa, exploratória de caráter qualitativo aliado a dados quantitativos. Através do software livre QuipTabela, traçar um paralelo com o uso da Tabela Periódica tradicional e testar a viabilidade de se aplicar como uma ferramenta de apoio. Os dados advêm de entrevista informal e questionários. Pelo estudo realizado é possível compreender a dificuldade que os alunos tem em entender o conteúdo de Tabela Periódica e a contribuição pedagógica que pode ser trazida para sala de aula pelo uso deste software através da otimização de informações implícitas como: descrições, propriedades físicas, propriedades Químicas e gráficos que não estão dispostas nas formas estáticas da Tabela Periódica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Software pt_BR
dc.subject QuipTabela pt_BR
dc.subject ensino pt_BR
dc.subject aprendizagem pt_BR
dc.title O uso da tabela periódica eletrônica como ferramenta colaborativa no processo de aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta