Resumo:
É indispensável a avalanche de atualizações de tecnologias que aprimorem as novas formas de ler e escrever. Na atualidade os meios multimidiáticos tornam-se bastante expressivos no contexto social, inclusive no ambiente escolar, onde tem proporcionado importantes resultados ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, os jogos além de quebrarem os espaços físicos vêm internacionalizar a vivência dos indivíduos no mundo, e o professor é projetado para uma nova realidade, tendo como uma de suas principais tarefas, o grande desafio de reunir de forma não convencional os contextos escolares às plataformas digitais dos jogos, procurando adequar uma aprendizagem diferenciada por meio da simulação e da resolução de problemas no campo cultural dos jogos. Destarte, esta investigação tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de história tendo como contexto o jogo Assassin’s Creed que de forma lúdica pode facilitar e aprimorar o conhecimento dos educandos na construção e entendimento da história, apoiada teoricamente nos escritos de: (CARVALHO E PENICHEIRO, 2009), (MOITA, 2007), (MORAN, 2011), (PORTO, 2006), (SILVA, 2001), (TAKAHASHI, 2000). Ressaltamos ao final do estudo que relacionar o uso de jogos na aplicação dos conteúdos enfoca maior realismo e motivação, pois a educação e a sala de aula podem se acomodar em um espaço bastante diversificado e atrativo para os alunos, principalmente ao abordar temas que ocasionam o surgimento de novos tipos de interação pessoal.
Descrição:
ALVES, Hussein da Silva. O uso de games não sérios na sala de aula um cenário digital para ensinar e aprender conteúdos históricos com o game Assassin. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias da Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.