Resumo:
O presente artigo é requisito para conclusão de curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, e pretende analisar o perfil formativo das professoras que atuam no primeiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA) no município de Guarabira-PB, com o objetivo de saber se as professoras que atuam no 1º segmento dessa modalidade de ensino estão sendo capacitadas. Para isso recorremos aos marcos legais que subsidiam as políticas de formação docente no Brasil “LDB e Constituição Federal” e as contribuições teóricas de Pinto (1987), Kohl (1999), Chalita (2001), Lopes e Souza (2005), Arroyo (2006), Haddad (2007), e dos documentos produzidos nos Seminários Nacionais de Formação de Educadores de EJA e às informações dadas pelas professoras e pela coordenadora de EJA do município. Para coletar os dados necessários para elaboração deste artigo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da análise bibliográfica sobre o tema Formação de Educadores da EJA no Brasil, bem como do uso da aplicação de questionários para as professoras que atuam nesse segmento nas escolas e de entrevistas com a coordenadora municipal responsável pela EJA no município de Guarabira/PB. Por fim, conclui que as professoras que atuam no 1º segmento da EJA nas escolas municipais de Guarabira-PB, precisam de eventos de formação específicos para atuarem nessa modalidade de educação básica, para isso seria necessário algum tipo de ação nessa direção por parte dos órgãos competentes junto as esses profissionais que já atuam em sala de aula, e também abrir espaço para novos profissionais.
Descrição:
TEIXEIRA, K. R. de. S. A formação docente das professoras do 1º segmentos da EJA na rede Municipal de Guarabira - PB. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.