Resumo:
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa quanto ao desempenho dos estudantes em atividades com o uso de software Digital Works, frente aos que não utilizaram tal ferramenta de apoio. Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho fundamentaram-se em pesquisa de análise de um relato de experiência. Para tanto, estão envolvidos nesta pesquisa, estudantes da disciplina de introdução a informática, de 1º anos do ensino médio profissionalizante de informática em uma unidade de ensino localizada na cidade de Patos-PB. Os dados dessa pesquisa foram obtidos através dos resultados obtidos nas avaliações quantitativas referentes ao 3º bimestre nos anos letivos 2012, 2013 e 2014 referentes ao conteúdo Circuito Lógico Digital (Portas lógicas; Expressões Booleanas; Circuitos Lógicos e Tabela verdade). Esse estudo realizou-se em três turmas de 1º ano do Ensino Médio Profissional do Curso Manutenção e Suporte em Informática, curso este ofertado em uma Escola Estadual na cidade de Patos PB. São apresentados e analisados por meio de quadros e gráficos que correspondem as notas e médias aritméticas de estudantes e turmas. Dentre os resultados obtidos pela pesquisa, pôde-se observar um ganho de aprendizagem com o uso do software simulador Digital Works no conteúdo circuitos lógicos digitais. Os resultados apontaram que, podemos concluir um aumento significativo no desempenho da turma que utilizou software de apoio. Isso foi comprovado pelos dados aqui apresentados.
Descrição:
GOMES, Francisleide da Silva. Um estudo comparativo do aprendizado de circuitos lógicos digitais com e sem o uso do digital works. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]