Resumo:
Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa para investigar se existe uma correlação entre as disciplinas que os alunos mais gostam e a profissão que ele escolhe e como isso é afetado por sua “inteligência”. O pressuposto teórico é à teoria das Inteligências múltiplas apresentadas por Howard Earl Gardner. Nesse estudo foram envolvidos 100 estudantes de três escolas públicas estaduais no município de Campina Grande-PB. Os participantes responderam um questionário com questões objetivas resultando numa pesquisa qualitativa e quantitativa que considerou os jovens estudantes como sujeitos potencialmente inteligentes. O referencial teórico e metodológico desse estudo baseado em Gardner, se dá por considerarmos importante identificar e compreender as diferentes competências e habilidades que os estudantes apresentam na sala de aula, como forma da escola oportunizar diferentes métodos de ensino capazes de desenvolver as diversas inteligências que os jovens apresentam. Como o ensino-aprendizagem no contexto das inteligências múltiplas sugere que o ser humano seja visto como um todo nas suas diferentes maneiras de agir, sentir e pensar, a análise considerou que essa realidade seria possível na perspectiva interdisciplinar de Fazenda, Morin e Antunes para compreender as escolhas profissionais dos estudantes. Constatou-se que as escolas não têm um projeto de orientação sobre as Inteligências Múltiplas para os estudantes. E as escolhas profissionais dos estudantes são feitas pela influência de mercado. Todos os estudantes em maior ou menor grau apresentam as oito inteligências estudadas na pesquisa. Concluí-se que é possível considerar o potencial do indivíduo para atuar numa determinada área de conhecimento profissional.
Descrição:
CARVALHO, Marinalva Bezerra Vilar de. Possibilidades do uso das inteligências múltiplas para a escolha profissional: um estudo em três escolas públicas estaduais em Campina Grande-PB. 2015. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]