Resumo:
Na sociedade contemporânea, as TIC estão cada vez mais presentes no cotidiano e acabam por modificar a maneira como as pessoas pensam, conhecem e interagem com o mundo. Nesse sentido os avanços das TIC têm estimulado de forma decisiva a reconfiguração dos processos educativos. Desse modo, torna-se indispensável utilizar ferramentas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos da área de saúde, abordando a adesão às normas de Biossegurança. Nessa perspectiva, o presente trabalho trata das TIC como ferramenta pedagógica no tratamento da temática biossegurança em um grupo de discentes do Curso de Odontologia da UEPB. O estudo foi realizado no interstício de novembro de 2014 a abril de 2015 . Tendo como objetivo identificar as percepções que o grupo estudado possui acerca da temática abordada e, a partir das observações diretas, promover estratégias inovadoras que estimulem o desenvolvimento de suas habilidades, contribuindo na formação crítica e autônoma do profissional. O presente estudo constitui-se em um relato de experiência, no qual os resultados obtidos foram analisados quali-quantitativamente e o seu desenvolvimento se deu através da proposta de projeto multimídia baseado no princípio DDD-E (Decid, Design, Development e Evaluate). Frente ao exposto, o ensino contextualizado das normas de biossegurança, relacionado ao uso das TIC, se mostrou uma estratégia eficaz para o desenvolvimento das competências nesse campo, que é imprescindível nas relações trabalho e saúde. Através da metodologia utilizada, foi possível a construção de diversos materiais didáticos pelos participantes, o manuseio de diversos softwares ainda não conhecidos pelos mesmos. Além da perceptível evolução crítica dos participantes sobre o tema abordado e o posicionamento ético frente aos riscos ocupacionais.
Descrição:
GOMES, Mariana de Souza. Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na abordagem do tema biossegurança: inovações didáticas em curso de Odontologia. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]