dc.contributor.author |
Almeida, Felipe de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-24T20:45:29Z |
|
dc.date.available |
2017-03-24T20:45:29Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9246 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13245 |
|
dc.description |
ALMEIDA, Felipe de Lima. Biologando: a tecnologia digital no ensino de Biologia. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização das tecnologias digitais na educação vem proporcionando uma relação dialógica entre professores e alunos pelo fato da mesma constituir-se como um meio de relevantes possibilidades pedagógicas que tornam o ensino mais dinâmico. O surgimento da geração homo zappiens, nos possibilita refletir que a escola como instituição ainda não está inteiramente pronta para atender a essa nova geração que nasceu em meio à tecnologia e está presente no sistema educacional. A este respeito, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) surge como uma ferramenta no intuito de contribuir para a qualidade do ensino através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o que possibilita ao aluno um maior desempenho na aprendizagem e insere o ambiente escolar no seu cotidiano. O objetivo deste trabalho é pesquisar sobre as contribuições de um AVA para o ensino de Biologia com estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola privada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A análise das contribuições do AVA mostrou que a utilização da tecnologia digital apresenta-se como uma ferramenta apropriada para o ensino de conteúdos que requerem uma maior dedicação de tempo, contribuindo para a formação e aprofundamento do pensamento crítico, avaliativo e autônomo do discente. Por outro lado é importante destacar que, mesmo valorizando a autoaprendizagem, o uso de um ambiente virtual não anula a importância das aulas presenciais de Biologia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia digital |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.title |
Biologando: a tecnologia digital no ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |