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Letramento digital é um termo recente, que permite o uso da leitura e de escrita em situações
concretas, sejam estas presenciais ou virtuais, pois pertence a um plano conceitual relacional
contínuo. O objeto de estudo aqui considerado se deu na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Anita de Melo Barbosa Lima. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva
de caráter exploratório e foi realizado com 04 educadores/as do 9º ano do Ensino
Fundamental entre fevereiro e abril de 2015. O objeto geral da pesquisa foi analisar se os
docentes de ciências trabalham o letramento digital em sala de aula e fora dela, para
sensibilizar as práticas de leituras. Utilizou-se a análise qualitativa e quantitativa dos dados
coletados. Por isso foi elaborado um questionário que serviu de orientação para a pesquisa. A
partir das respostas às indagações contidas no questionário traçou-se o perfil dos docentes.
Em seguida, foi analisada a questão referente à Letramento nas aulas de ciências. Percebe-se
que nas aulas de ciências de certa forma o letramento digital é propagado por parte de alguns
professores, como: textos, artigos, redes sociais, laboratórios de informática, entre outros,
direcionando os estudantes a ser um ser social/político/cultural letrado. Por outro anglo, os
resultados mostram que alguns docentes conhecem o que seja letramento digital, porém, por
alguns motivos não trabalham o mesmo em sala de aula com seus discentes, por alguns
fatores que interferem como: falta de laboratório equipado, falta de internet e rede wifi,
suportes que não existem na escola. Portanto, os docentes buscam levar os educandos a serem sujeitos críticos, dentro de um ambiento social, porém, por falta de recursos, ou de estimulo, os mesmos se desprendem de utilizar o letramento digital em sala de aula, deixando apenas o conhecimento superficial. |
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