Resumo:
As tecnologias da informação e comunicação ampliaram a produção e disseminação de informação e conhecimento, e as mudanças causadas por esse advento são visíveis em vários campos da sociedade atual, a exemplo na economia, saúde, política e, principalmente, na educação. Este estudo é de natureza qualitativa exploratória, fez uso da aplicação de formulário do google drive compartilhamento em “Nuven” e teve como objetivo investigar a apropriação de conhecimento em TIC por professores participantes da formação continuada pelo Proinfo no curso “Redes de Aprendizagem” no segundo semestre de 2014, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional na cidade de Patos/PB. Sua relevância está nas formações em tecnologia que o Proinfo Integrado oferece e pela as exigências de que a própria sociedade necessita e que, neste momento, preza pela formação do educando na inserção das novas possibilidades que o conectivismo pode possibilitar. A parir deste cenário, fundamentou-se no estudo de George Simens (2004), sobre uma nova abordagem educacional que enfatiza a aprendizagem por meio de redes de conexões. Os resultados permitiram concluir que os participantes empregam o uso das tecnologias em sua prática pedagógica, mas que há vontade de incorporar novas metodologias apoiada pelas tecnologias da informação e comunicação.
Descrição:
ABRANTES, Maria Gracielly Lacerda de. Formação continuada e conectivismo: um estudo de caso referente as transformações da prática pedagógica no discurso do professor. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]