UEPB - Repositório Digital

Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, José Luciano Marculino
dc.date.accessioned 2017-03-24T20:45:43Z
dc.date.available 2017-03-24T20:45:43Z
dc.date.issued 2015-09-09
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12509
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13252
dc.description LEAL, José Luciano Marculino. Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia „cinema‟ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero „biografia‟ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático „cinema‟, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia „cinema‟ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II, especificamente do 9º ano de uma escola pública, localizada no município de Campina Grande-PB. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, no primeiro momento, apontam que as participantes, apesar de, em suas produções textuais, apresentarem inadequações relativas à forma do texto, conseguiram atingir os aspectos essenciais que caracterizam o texto biográfico, utilizando uma linguagem adequada ao gênero proposto. No segundo momento (na especialização), aprofundamos a reflexão sobre o material empírico e percebemos que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Jane Austen pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodisscursivo pt_BR
dc.subject Biografia pt_BR
dc.title Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta