Resumo:
O professor ao utilizar softwares de Matemática em suas práticas pedagógicas pode proporcionar aos alunos novas experiências matemáticas, diferentes das obtidas pelo ensino tradicional. Dentre a magnitude de softwares têm-se os softwares de Geometria Dinâmica que possibilita uma aprendizagem interativa da Geometria, sendo esta característica vantajosa para o ensino e aprendizagem de Matemática, já que este componente curricular tem sido apontado como “a disciplina cujo aprendizado é mais difícil.” Dentre aqueles, temos o software Régua e Compasso, objeto do meu estudo de trabalho. As etapas desse trabalho foram realizadas na escola municipal Abdias Aires de Queiroz em Cabaceiras-PB, no período de junho a agosto de 2010, com os alunos do 8° ano do ensino fundamental. Sendo uma análise inicial sobre o conhecimento dos softwares por parte dos alunos e professores, aplicação dos softwares em sala de aula e acompanhamento dos resultados, sendo, portanto, uma pesquisa colaborativa, exploratória e de caráter qualitativo aliado a dados quantitativos. Assim, os participantes, professor e alunos, puderam observar que tais softwares trazem como princípio básico a ideia de que ao lidarem com as figuras geométricas, se construídas de forma rigorosa, podem provocar deformações nas projeções, ou seja, alterando as figuras e verificando que estas mantêm as características iniciais. As construções com o programa Régua e Compasso são feitas de maneira interativa e dinâmica, a partir das propriedades geométricas dos objetos. Ao término deste estudo, foi lançada uma proposta de exercício ao professor e aos alunos com a utilização do programa Régua e Compasso, para auxiliar a prática educativa do professor da Educação Básica e desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-geométrico dos aprendentes. Portanto, ao analisar os dados referentes à prática do professor mostrou-se a ausência de tecnologias digitais e softwares de Matemática. Para tanto, este trabalho veio a ser importante à medida que sua intervenção de mediação proporcionou um novo conhecimento ao educador como também aos alunos.
Descrição:
CABRAL, Ronaldo Vieira. Régua e compasso: software da geometria dinâmica na prática pedagógica do professor da educação básica. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.