dc.description.abstract |
Diante de uma sociedade em transformação há necessidade imediata que a escola também acompanhe essas mudanças. A sociedade da informação tem uma ferramenta fundamental: a Internet, e a inclusão do recurso midiático no âmbito escolar é de suma importância, uma vez que não representa apenas uma função enciclopédica. Na verdade, esse recurso deverá fazer com que o aluno não seja apenas um mero expectador, mas um sujeito ativo do aprendizado. Porém, há ainda limitação e desinformação quanto à utilização desses recursos. Neste trabalho, destacou-se a importância da utilização dos recursos midiáticos para o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em razão disso o presente trabalho teve como objetivo geral propor uma atividade de intervenção com utilização de recursos multimidiáticos durante uma unidade didática sobre o assunto Sistema Reprodutor, na 7ª série (8° ano) da EJA. Essa ferramenta pode ser um excelente aliado dos docentes, de modo a dinamizar a abordagem dos conteúdos uma vez que se trata de uma clientela especial. O aluno da EJA, procura recuperar o tempo perdido, procura se reinserir socialmente, como cidadão trabalhador, mas precisa se sentir como parte do ambiente escolar, necessitando de um envolvimento com a escola. Dessa forma, os conteúdos ministrados precisam ser abordados de uma forma dinâmica e objetiva para que desperte o interesse desse grupo específico de aluno. Nessa trajetória, o professor é uma peça fundamental no processo de aprendizagem utilizando esses novos recursos. Nesse sentido, a utilização da informática na escola vai além de promover o contato dos alunos e do professor com os computadores. Para isso, há necessidade de um preparo prévio com profissionais especializados que possam capacitar os docentes. Isso acaba sendo um desafio à pedagogia tradicional, porque significa introduzir mudanças no modo de entender o ensino-aprendizagem e, ainda nos modos de estrutura e funcionamento da escola. Entendemos que a utilização das mídias educacionais contribuem para a dinamização da abordagem do conteúdo, funcionam também como instrumento de avaliação do aluno diante do assunto trabalhado em sala. |
pt_BR |