UEPB - Repositório Digital

A importância das práticas de letramento para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA 1ª fase

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Bruna da Silva
dc.date.accessioned 2013-07-29T16:26:41Z
dc.date.available 2013-07-29T16:26:41Z
dc.date.issued 2013-07-29
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1325
dc.description RODRIGUES, B. da. S. A importância das práticas de letramento para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA 1ª fase. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este tema letramento foi fruto das muitas pesquisas e capacitações recebidas por mim durante o trabalho como docente na educação de jovens e adultos como também fez despertar-me ainda mais o desejo quando estudei o componente curricular alfabetização e letramento.Este trabalho cientifico é sustentado em pesquisas bibliográficas e empírica, nesta última foi estudado o, espaço escolar Municipal Francisca Leite Braga localizada na Rua: Abdias Machado Belém, PB. Neste recinto escolar ensinei por quase 06 anos no programa Brasil Alfabetizado, por isso traz-me todo um interesse analisar no mesmo como se dão as práticas de letramento usadas pelas professoras na modalidade de Educação de Jovens e Adultos 1ª fase. Além disto, durante o curso acadêmico foi trabalhado o componente curricular alfabetização e letramento, o qual principiava a importância do letramento nas aulas da EJA, rompendo com os princípios de concepções passadas que nos levavam ensinar o método do Beabá como alucinador para adultos que procuravam a escola com o objetivo de adquirir o domínio da leitura e da escrita, resquícios da falta de oportunidade de estudar quando criança devido ao descaso social e político. Diante de tudo isto é preciso quebrar esta práxis excludente tentar criar dentro da sala de aula um espaço alfabetizador e letrado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetizador pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title A importância das práticas de letramento para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA 1ª fase pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta