Resumo:
Este artigo tem por finalidade mostrar a importância da música para a educação
infantil, numa concepção de conceber a música como instrumento de auxilio no
trabalho pedagógico e no desenvolvimento cognitivo e social da criança de 3 a 5
anos. A pesquisa foi realizada na escola Municipal Cel. José Castor do Rêgo na
cidade de Mamanguape-PB. A metodologia é de cunho exploratório e de
abordagem qualitativa. Na ocasião entrevistaram-se docentes da educação infantil,
utilizando a técnica de entrevista semi-estruturada como pesquisa de campo e a
observação, chegando-se a conclusão de que a música pode auxiliar no trabalho
pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho
de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o
desenvolvimento integral do ser.
Descrição:
ANDRADE, A. da. S. A música como instrumento facilitador da
aprendizagem na educação. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.