UEPB - Repositório Digital

A importância do letramento na leitura de charges

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Chagas, Rayssa Fernandes das
dc.date.accessioned 2017-03-30T18:43:07Z
dc.date.available 2017-03-30T18:43:07Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13277
dc.description CHAGAS, R. F. das. A importância do letramento na leitura de charges. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento e tem como objetivo mostrar a importância do letramento para a análise do gênero charge. Para dar sustentação teórica à análise, foram utilizados os estudiosos Luis Antônio Marcuschi (2006), Ângela Kleiman (2008), Ingedore Koch (2007), Magda Soares (2002), Marcos Bagno (2002), Carla Letuza Silva (2004) e Bernand Schneuwly (2004). Os gêneros textuais têm sua função no cotidiano, desta forma, o corpus coletado constitui-se de três charges publicadas em redes sociais, com temas diversos, confeccionados a partir das interações sócio-históricas. Acreditamos, pois, que a utilização da charge em sala de aula é um ótimo subsídio para novas práticas, como a do letramento, visto que flagramos nelas vários recursos linguísticos que permitiram extrapolar a simples decodificação, possibilitando múltiplas leituras que valoriza o conhecimento de mundo do sujeito. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Práticas sociais pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.title A importância do letramento na leitura de charges pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta