Resumo:
O aumento alarmante da violência no setor educacional alavancou estudos sobre um problema antigo: o Bullying. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da preocupação em como esse recorte da violência agredia a aprendizagem e qual o papel dos três eixos – família, escola e sociedade – em não ser condicionantes desse mal, mas opositores dele. Constatou-se, por meio de pesquisa realizada no município de Alagoa Grande, estado da Paraíba, que o Bullying apesar de estar em alta na sociedade da informação, na mídia e nas escolas, ainda precisa de políticas públicas que abranjam os danos causados por essa prática, incluindo a orientação devida as escolas e aos profissionais de como conviver e combater este problema. O primeiro passo já foi dado, que é admitir a existência desse mal no âmbito escolar. Acredita-se que com projetos e políticas participativas entre família, escola e sociedade esse mal possa ser amenizado e/ ou banido do meio escolar, para que essa violência velada, responsável por doenças psicológicas em jovens seja combatida, permitindo uma educação, digna sem medos e traumas e uma aprendizagem qualitativa.
Descrição:
GOMES, T. da. S. Bullying x aprendizagem: família e escola no combate a violência escolar. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.