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Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização com enfoque didático de jogos e brincadeiras na Educação Infantil, com o objetivo de demonstrar que tais recursos são capazes de contribuir no processo de desenvolvimento social, físico e cognitivo das crianças. Jogos e as brincadeiras não devem ser vistos apenas como atividades relacionadas à recreação, mas também como uma opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento. É próprio da criança, brincar, jogar, criar e inventar. Através do lúdico, a criança tem a oportunidade de aprender de maneira ativa e motivadora, desenvolvendo relações de confiança e de autoestima. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo a fim de investigar e colher informações positivas que esses recursos exercem, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica de grandes teóricos que abordam a importância de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil, como: Piaget, Vygostky, Winnicott, dentre outros. O estudo permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, e é buscando novas maneiras de ensinar por meio de jogos e brincadeiras, que conseguiremos uma educação de qualidade e que realmente consiga as necessidades da criança. |
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