Resumo:
Este trabalho aborda um tipo muito agressivo de doença mental, que acomete frequentemente
os professores. Trata-se da síndrome de burnout, que significa ‘perder o fogo’, ‘perder a
energia’ ou ‘queimar para fora’, que acontece quando o trabalhador sofre com a perda da
relação com o seu trabalho. O objetivo do presente estudo foi de analisar as dimensões dessa
síndrome no trabalho dos professores da Escola Municipal Luzia Maia. Para isso, foi utilizado
um estudo de caso, com abordagem quantitativa e de natureza descritiva. Para caracterizar a
amostra, foi aplicado um questionário que continha questões sociodemográficas como gênero,
idade, estado civil, nível de formação e tempo de atuação. Para mensurar as dimensões da
síndrome de burnout, foi utilizado o modelo do Malasch Burnout Inventory (MBI).
Participaram da pesquisa 54 docentes de um total de 75. A amostra foi composta,
predominantemente de mulheres, com faixa etária de 43 anos, casadas, com tempo médio de
atuação de 17 anos e com filhos. Os resultados da pesquisa indicaram que a dimensão mais
presente entre os entrevistados foi a exaustão emocional, que é caracterizada por uma
percepção de sobrecarga das tarefas laborais e que os docentes adotam atividades físicas e
momentos de lazer com a família e os amigos para enfrentar as consequências dessa
síndrome.
Descrição:
EVANGELISTA, M. L. B. Saúde no trabalho: um estudo sobre a Síndrome de Burnout com professores da Escola Municipal Luzia Maia da cidade de Catolé do Rocha - PB. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.