Resumo:
A presente monografia tem como objetivo discorrer sobre a importância da rotina na educação
infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estruturada como um estudo de caso de cunho
colaborativo. Para coleta de dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas com duas
monitoras de creches distintas da cidade de Guarabira. Compreendemos a rotina como um
fator primordial no processo educativo, bem como a sua importância no que diz respeito ao
ato de cuidar e educar. O estudo teve como suporte os pressupostos teóricos de Barbosa
(2006) e Oliveira (2009) cuja linha de pensamento evidencia a organização da rotina
planejada, de modo que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno da
criança. Os resultados evidenciam que a creche, apesar dos avanços conquistados através de
marcos legais e movimentos sociais, ainda está se constituindo enquanto instituição educativa,
que organiza seus tempos e espaços por meio de uma rotina planejada. Existem algumas
dificuldades em nível macro que interferem nesta construção, mas também há muito interesse
por parte das duas profissionais investigadas em construir rotinas voltadas para garantir o
atendimento educativo de qualidade nas creches.
Descrição:
SILVA, L. V. da. A rotina na educação infantil: o cuidar e o educar. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.