dc.description.abstract |
Este texto tem o objetivo de apresentar a importância que a brincadeira traz
para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, psicológico,
intelectual, motor e social. Inicialmente faz-se um breve histórico da educação
infantil no mundo e no Brasil, enfatizando o surgimento das instituições que
atendem esse segmento. Como fundamentação utilizamos os renomados
autores: Graidy e Kaercher (2001), Bujes (2001), Kulhmann (1998) dentre
outros. Em seguida abordaremos as concepções de criança e de educação
infantil, baseada nos seguintes pesquisadores: Kramer (2003); Aries (1981),
Angotti (2010). Outro ponto que será enfatizado é a formação do profissional
que atuam na educação infantil; para isso utilizamos as investigações de
Brandão (2004) e Craidy e Kaercher (2001). E em outro momento
discorreremos sobre o brincar e o movimento na primeira infância. Logo os
autores citados são: Freire (2000), Mattos (2000), Smith (2006). Dando
continuidade a pesquisa, será enfatizado a importância que o brincar e o
movimento representa nos RCNEIs; assim utilizaremos os autores Smith
(2006), Santos e Cruz (2010). Para finalizar a abordagem dos tópicos,
discutiremos o papel do brincar na educação infantil, tendo como
fundamentação: Negrine (1994), Vigostski (2007), Damini (2010) entre outros.
O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, que foi
desenvolvida mediante material já elaborado, constituído principalmente de
livros e artigos científico. O resultado dessa pesquisa pretende contribuir com
os educadores para desenvolver uma prática que considere o brincar como
atividade essencial à educação infantil. |
pt_BR |