Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar a compreensão das professoras de uma
escola municipal de Pilões-PB sobre a utilização de jogos e propor projetos com
jogos imaginativos na Educação Infantil, analisando o lúdico como fator primordial ao
desenvolvimento infantil, além de investigar o papel do educador nesse processo.
Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo qualitativa estruturada em um
estudo de caso, a partir de observações e aplicação de questionário. Os
pressupostos teóricos que nortearam a realização deste trabalho foram construídos
a partir das reflexões de Friedmann (2005), Kishimoto (2005) e Vigotski (1998). Os
resultados da pesquisa evidenciaram que os professores não têm clareza sobre a
importância do jogo imaginativo para o desenvolvimento infantil, de forma que não o
exploram em sala de aula em situações que envolvam planejamento e registro dos
jogos de faz-de-conta.
Descrição:
FERNANDES, V. L. de. O. A importância dos jogos imaginativos na educação
infantil. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.