Resumo:
ensino de geografia ao longo do tempo no Brasil, sempre foi motivo de discussão e
polêmicas. As questões levantadas principalmente no ambiente escolar sobre a verdadeira
função do componente curricular e sua devida importância, sempre foram temas de debates
calorosos. A forma como a própria Geografia tem sido apresentada aos alunos, tem deixado
muito a desejar. Novos olhares e uma política de reconstrução deste conhecimento devem ser
debatidas e colocadas em prática, in locu, na sala de aula. A presente pesquisa surgiu da
necessidade de compreender melhor a estrutura da geografia que é ensinada em sala de aula.
Compreender como se desperta o interesse do educando no componente curricular Geografia;
investigar a possibilidade de contribuição do livro didático neste processo; entender até que
ponto a boa ou má formação do profissional em geografia pode interferir neste ciclo de ensino
– aprendizagem. O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa
bibliográfica, a pesquisa documental e, por fim, a pesquisa empírica. Espera-se que através
deste, muitos outros estudos seja realizada, provavelmente esta pesquisa constitua a sua maior
importância para o ensino de Geografia.
Descrição:
BEZERRA, M. M. O ensino de geografia no ensino fundamental - um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eloi Leite - Logradouro/PB. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.