UEPB - Repositório Digital

Paradigmas da educação do/no campo: estudo de caso no assentamento Nova Vivência Sapé - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Rafael Maxi de Oliveira
dc.date.accessioned 2017-05-02T11:26:10Z
dc.date.available 2017-05-02T11:26:10Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13421
dc.description GOMES, R. M. de O. Paradigmas da Educação do/no Campo: estudo de caso no Assentamento Nova Vivência Sapé - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A questão agrária brasileira é marcada pelos grandes conflitos, onde de um ldo se encontra a grande massa trabalhadora e do outro os grandes capitalistas latifundiários detentores do poder no Espaço Agrário. Isso não acontece apenas na atualidade, mas desde a colonização do Brasil. Estes e outros fatores nos incentivaram a compreender um pouco mais sobre a questão agrária brasileira de modo geral e de maneira mais particular os paradigmas da Educação do Campo, que concomitantemente ao problema agrário, não são poucos. O referido trabalho ocorreu no Assentamento Nova Vivência zona rural do município de Sapé-PB. Objetivamos analisar a importância da Educação do Campo no processo de Reforma Agrária. Para chegarmos ao nosso objetivo e confirmarmos ou não nossas hipóteses, adotamos vários procedimentos metodológicos, inicialmente fizemos levantamentos bibliográficos, posteriormente prosseguimos com a pesquisa de campo, realizamos as entrevistas e os registros fotográficos. Dessa forma buscamos entender que a educação do/no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas, nisso frisamos que uma educação do campo e para o campo é imprescindível. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edvaldo Carlos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Questão agrária pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Assentamento pt_BR
dc.title Paradigmas da educação do/no campo: estudo de caso no assentamento Nova Vivência Sapé - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta