Resumo:
A questão agrária brasileira é marcada pelos grandes conflitos, onde de um ldo se
encontra a grande massa trabalhadora e do outro os grandes capitalistas
latifundiários detentores do poder no Espaço Agrário. Isso não acontece apenas na
atualidade, mas desde a colonização do Brasil. Estes e outros fatores nos
incentivaram a compreender um pouco mais sobre a questão agrária brasileira de
modo geral e de maneira mais particular os paradigmas da Educação do Campo,
que concomitantemente ao problema agrário, não são poucos. O referido trabalho
ocorreu no Assentamento Nova Vivência zona rural do município de Sapé-PB.
Objetivamos analisar a importância da Educação do Campo no processo de
Reforma Agrária. Para chegarmos ao nosso objetivo e confirmarmos ou não nossas
hipóteses, adotamos vários procedimentos metodológicos, inicialmente fizemos
levantamentos bibliográficos, posteriormente prosseguimos com a pesquisa de
campo, realizamos as entrevistas e os registros fotográficos. Dessa forma buscamos
entender que a educação do/no campo tem características e necessidades próprias
para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade
como fonte de conhecimento em diversas áreas, nisso frisamos que uma educação
do campo e para o campo é imprescindível.
Descrição:
GOMES, R. M. de O. Paradigmas da Educação do/no Campo: estudo
de caso no Assentamento Nova Vivência Sapé - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.