Resumo:
O presente estudo reflete sobre a importância da educação no processo de ressocialização da
pessoa privada de liberdade, a partir da compreensão da finalidade da pena que reeduca
enquanto puni o infrator. Buscou-se identificar os efeitos positivos que as atividades
educativas desenvolvidas no Presídio Regional de Sapé-PB traziam para a vida dos
encarcerados e as perspectivas que eles tinham acerca de sua contribuição para retorno ao
convívio social. Como metodologia aplicou-se um estudo de caso, dando-se ênfase às falas
dos professores e dos reeducandos, sujeitos da nossa pesquisa. A análise dos dados obtidos,
com base em referenciais teóricos de autores que discutiram com propriedade a temática no
Brasil, evidencia as dificuldades em concretizar de forma eficiente um processo educacional
nesses espaços de lógicas distintas, no entanto, é preciso se ter um olhar atencioso e vigilante
com a reintegração social, oferecendo-os, enquanto presos, alternativas de possiblidades de
mudanças. Propiciar educação nos espaços prisionais é preservar um direito humano
fundamental capaz de desestimular a continuidade da criminalidade. A Educação pode ser
uma forte aliada do sistema penitenciário na busca da recuperação e reinserção do indivíduo,
garanti-la é dever do Estado e esperança da sociedade.
Descrição:
BORGES, J. R. de M. A educação como elemento essencial do sistema penitenciário: uma perspectiva de ressocialização no presídio regional de Sapé-PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.