Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13422
Título: A educação como elemento essencial do sistema penitenciário: uma perspectiva de ressocialização no presídio regional de Sapé-PB
Autor(es): Borges, Josivânia Ramos de Melo
Palavras-chave: Educação
Sistema Penitenciário
Ressocialização
Data do documento: 2014
Resumo: O presente estudo reflete sobre a importância da educação no processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade, a partir da compreensão da finalidade da pena que reeduca enquanto puni o infrator. Buscou-se identificar os efeitos positivos que as atividades educativas desenvolvidas no Presídio Regional de Sapé-PB traziam para a vida dos encarcerados e as perspectivas que eles tinham acerca de sua contribuição para retorno ao convívio social. Como metodologia aplicou-se um estudo de caso, dando-se ênfase às falas dos professores e dos reeducandos, sujeitos da nossa pesquisa. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais teóricos de autores que discutiram com propriedade a temática no Brasil, evidencia as dificuldades em concretizar de forma eficiente um processo educacional nesses espaços de lógicas distintas, no entanto, é preciso se ter um olhar atencioso e vigilante com a reintegração social, oferecendo-os, enquanto presos, alternativas de possiblidades de mudanças. Propiciar educação nos espaços prisionais é preservar um direito humano fundamental capaz de desestimular a continuidade da criminalidade. A Educação pode ser uma forte aliada do sistema penitenciário na busca da recuperação e reinserção do indivíduo, garanti-la é dever do Estado e esperança da sociedade.
Descrição: BORGES, J. R. de M. A educação como elemento essencial do sistema penitenciário: uma perspectiva de ressocialização no presídio regional de Sapé-PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13422
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivânia Ramos de Melo Borges.pdfJosivânia Ramos de Melo Borges823.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.