Resumo:
Este trabalho teve por objetivo utilizar a musica como recurso metodológico investigando qual a
importância da participação destes recursos nas aulas de Geografia para a qualidade da formação
tanto dos alunos quanto dos futuros professores. Neste contexto foram utilizadas as seguintes
músicas para trabalhar os conceitos de cada uma das categorias de analise da geografia: Janela
Lateral – Milton Nascimento (Paisagem), Paraíba Joia Rara – Ton Oliveira (Lugar), Valente
Nordeste - Olodum (Região), Planeta Terra - Pure Feeling (Espaço Geográfico), Tribunal de rua –
O Rappa (Território). O presente trabalho tem a intenção de revelar a inovação de metodologias
para o ensino da geografia, e também trabalhar uma metodologia individualizada como utensílio
revelador trazendo novas questões pertinentes tais como o uso da música no ensino da geografia,
os resultados foram aulas mas descontraídas onde indicaram que as ações desenvolvidas com os
licenciados no âmbito do PIBID oportunizaram um importante contexto formativo a esses futuros
professores. A experiência prática adquirida no ambiente escolar, aliada ao aporte teórico como
PONTUSCHKA (2009), CALLAI (2013), CAVALCANTI (2002), entre outros e também o
suporte oferecido pela universidade, conforme proposto pelo Programa, constituiu situação
primordial ao diálogo, a problematizarão e à construção de conhecimentos acerca do processo
educativo no âmbito da formação inicial desses professores.
Descrição:
BATISTA, R. G. A música como recurso metodológico para o ensino da geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.