dc.description.abstract |
O propósito deste trabalho é trazer resultados advindos de bibliografias, a exemplo de, livros, documentários e artigos, que têm, em seu conteúdo, os conceitos de educação, em especial, a educação infantil, que nos últimos anos está sendo vista com interesses e finalidades concretas. Mediante a uma educação de qualidade que venha respeitar e valorizar as características próprias de cada criança é importante levar em consideração o educar e o cuidar, não de forma assistencialista, mas com o objetivo de compreender a criança pequena como sujeito capaz de construir sua história.O conceito de educação traz alguns princípios relevantes na construção de valores voltados para a valorização plena do ser humano. As instituições de ensino, como escolas, creches e pré-escolas, têm seu papel primordial na concretização de uma educação de qualidade, que deve ter sua base bem construída. A legislação brasileira traz um vínculo entre a educação básica e o atendimento às crianças. As creches e pré-escolas devem ter em seu currículo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei 9.394/96), que estabelece a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. A experiência com crianças pequenas em creches e pré-escolas desperta interesses e curiosidades sobre dados e expectativas da educação na infância. |
pt_BR |