Resumo:
Este artigo discute a contribuição do estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do curso de
Pedagogia da UEPB, para a formação do educador, focando a relação teoria e prática. Tal reflexão foi resultado
de uma pesquisa feita com estagiários em Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de aprofundar a relação
entre a formação recebida na área de aprofundamento em EJA e a prática de estagio, entendendo o estágio como
espaço de aprendizado no processo de formação desse educador. A reflexão aqui proposta defende a importância
de uma formação específica para o educador que atuará nesta modalidade de ensino. Isto atestado pela
contribuição que a área de aprofundamento em EJA vem dando à prática do Estágio. Reflete-se também sobre as
inúmeras dificuldades enfrentadas pelas alunas durante as atividades de docência e aponta para a necessidade de
se ensaiar novas perspectivas no campo do estágio, que venham a fortalecer e estreitar os laços entre
universidade-escola. Desse modo, o estágio vem nos revelar e nos afirmar que esta ação não é apenas a parte
prática do componente curricular do curso de pedagogia, mas também as possibilidades de reflexões sobre a
nossa própria prática, pois podemos construir novas identidades profissionais a partir das nossas vivências no
espaço da regência supervisionado pela escola-campo e a Universidade.
Descrição:
BORGES, J. B. O estágio supervisionado em educação de jovens e
adultos: contribuições à formação do educador. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.