Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar a identidade e o papel do coordenador a partir de suas contribuições e limitações na prática educativa dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Sabemos que o coordenador é muito importante durante o processo de alfabetização e que sua relação com o alfabetizador tem grande relevância no processo de aprendizagem para que seja garantido o saber do alfabetizando. Sua presença é igualmente necessária durante o processo de formação continuada garantindo os novos saberes e o acompanhamento pedagógico. O objeto de pesquisa foi motivado a partir do interesse de conhecer o papel do coordenador, cujo profissional parecia ter presença recente no âmbito de um programa de alfabetização criado pelo Presidente Lula e desenvolvido pelo MEC para um grupo historicamente excluído do processo de escolarização, público alvo de discriminações históricas, tendo como objetivo a erradicação do analfabetismo em todo o país. Para fundamentar as questões levantadas o estudo foi feito a partir de uma pesquisa com coordenadores e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Guarabira, tendo como referência teórica Di Pierro (2005), Haddad (2000), Libâneo (2007 e 2008), Paiva (1987 e 2003), entre outros que também contribuíram para este estudo.
Descrição:
BELO, J. E. O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.