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Valores organizacionais e satisfação no trabalho: Um estudo sobre o desenvolvimento acadêmico dos empresários juniores da UEPB

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dc.contributor.author Souza, Luan Martins de
dc.date.accessioned 2017-07-18T20:49:58Z
dc.date.available 2017-07-18T20:49:58Z
dc.date.issued 2017-04-25
dc.identifier.other CDD 658.314
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13558
dc.description SOUZA, L. M. de. Valores organizacionais e satisfação no trabalho: Um estudo sobre o desenvolvimento acadêmico dos empresários juniores da UEPB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou investigar a influência dos Valores Organizacionais das empresas juniores do Campus I da UEPB na Satisfação no Trabalho dos membros, e como esta influi na formação acadêmica destes. A pesquisa de levantamento teve caráter quantitativa e qualitativa, onde os participantes responderam o Inventário de Valores Organizacionais, construído por Tamayo, Mendes e Paz (2000) e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23, validado por Carlotto e Câmara (2008). Também foi aplicada uma entrevista semi- estruturada com os participantes e perguntas de ordem sociodemográficas. Após a coleta, os dados foram processados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences 20) e submetidos à análise de estatísticas descritivas de frequência, comparação de médias e correlação de Pearson. Para análise qualitativa, foi utilizada uma das técnicas de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Participaram do estudo 16 empresários juniores, sendo 10 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, dos três cursos que possuem empresa júnior, Psicologia, Administração e Estatística. A média de idade dos participantes foi de 21,94 anos (DP=1,73) e a média de tempo de empresa foi de 10,56 meses (DP=3,32). Houve uma correlação positiva significativa (p<0,05) de 0,548 entre a Autonomia Real e a Satisfação no trabalho, bem como entre a Harmonia Real e a Satisfação no Trabalho de 0,603, mostrando que tais valores geram um maior nível de Satisfação no Trabalho como previsto na hipótese. Na análise qualitativa, aparecem Ética e Responsabilidade; Profissionalismo; Engajamento; Transformação e impacto como quatro grandes categorias relacionando valores e formação acadêmica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Valores organizacionais pt_BR
dc.subject Satisfação no trabalho pt_BR
dc.subject Empresa Júnior pt_BR
dc.title Valores organizacionais e satisfação no trabalho: Um estudo sobre o desenvolvimento acadêmico dos empresários juniores da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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