Resumo:
O conhecimento sobre sexualidade e as infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) adquiridos pelos adolescentes no ambiente escolar é de fundamental importância, pois a maioria dos jovens está praticando o sexo precocemente nesta faixa etária. A instituição escolar caracteriza-se por ser um lugar primordial para tirar as dúvidas mais frequentes entre os jovens e ainda é o lugar ideal para se trabalhar, valores, crenças e costumes entre eles. Portanto, este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento dos docentes e discentes sobre educação sexual e prevenção de IST‟s, bem como identificar o nível de dificuldade dos mesmos ao lidar com esta temática no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Dep. Carlos Pessoa Filho em Aroeiras/PB, abrangendo 70 adolescentes do 1º, 2º e 3º ano, na faixa etária entre 15 a 19 anos, e 04 docentes. Tratou-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quali-quantitativa, cujos dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que o discente tem conhecimento sobre sexualidade, mas ainda necessita de reavaliação e orientação sobre o tema em questão abordado, com relação aos docentes, os mesmos não tratam o assunto de maneira especifica, pois não se sentem totalmente aptos para trabalhar de maneira eficaz a orientação sexual.
Descrição:
SOUZA, J. B. de. A abordagem em instituição educacional pública sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.