Resumo:
A escola é um espaço formador de cidadãos que integram a sociedade em que se vive, daí
deve-se primar pelo desempenho de suas atividades de modo a dar eficácia a educação que
lhe é peculiar. Neste sentido, o professor deve tomar consciência de seu papel como
educador, refletindo sobre suas ações com vista das implicações na vida cotidiana dos
alunos. Para compreender a situação de aprendizagem desse sujeito, individualmente ou em
grupo, dentro de seu próprio contexto, Jorge Visca colabora de maneira significativa com o
avanço da psicopedagogia, que influencia decisivamente na história à luz da epistemologia
convergente. Assim a avaliação psicopedagógica investiga processos de aprendizagem de
indivíduos e/ou grupos. Para constatar essa realidade foi realizada uma pesquisa em uma
escola pública em Campina Grande – PB, com o objetivo de investigar o motivo da
indisciplina que reina na instituição por parte da maioria dos alunos e que prejudica o
processo de ensino e aprendizagem de todo alunado. Na pesquisa se buscou levantar a
formação e a satisfação do professor. Foi observado as metodologias utilizadas pelos
professores em sala de aula. Se obteve informações através de entrevistas e questionários
com perguntas pré-estabelecidas, aplicados tanto aos professores como aos alunos.
Percebeu-se nos resultados que a maioria dos professores encontram-se desmotivados para
o desempenho de suas atividades profissionais, a desmotivação também se estende a uma
boa parte dos alunos, não sendo demais dizer que atinge sua totalidade, sendo necessárias
ações urgentes que revertam tal situação para dar eficácia ao processo ensino
aprendizagem, formando cidadãos integralmente, para conviverem em sociedade.
Descrição:
BARBOSA, Terezinha de Jesus Oliveira. Relatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.